Visão geral do tratamento da DPOC

A visão geral necessária

A gestão eficaz da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) requer uma abordagem holística que englobe o tratamento médico de controlo e alívio, mudanças no estilo de vida, reabilitação respiratória e suporte emocional. Uma medida sozinha não será suficiente.

Nesta página exploramos os pontos essenciais de uma abordagem abrangente para o controlo da DPOC, com vista a melhorar a qualidade de vida dos doentes e controlar a progressão da doença.


copd
copd
Tratamento médico

Tratamento inalatório

Broncodilatadores são fármacos que ajudam a abrir as vias aéreas, aliviando a dispneia e melhorando a respiração. Na DPOC são administrados por inalação, de modo a que cheguem diretamente ao local de ação, e podem incluir beta-agonistas de curta e longa ação, bem como anticolinérgicos.

Existe também outro tratamento inalatório que são os corticóides inalados, que têm um efeito anti-inflamatório.

Os inaladores podem ser de pó seco, pressurizados ou soft mist. Pode também ser necessário uma câmara expansora.

Atualmente, são a base do tratamento da DPOC.

Tratamento com medicamentos

Alguns doentes podem ter indicação por parte dos seus médicos para realizar certos medicamentos para ajudar a controlar a DPOC.

Um exemplo já antigo é a aminofilina. Este é um medicamento que relaxa os músculos das vias aéreas e por isso melhorar a eficiência da respiração. A sua importância tem vindo a diminuir e o seu uso requer algum cuidado, devido aos seus potenciais efeitos colaterais.

A acetilcisteína é um medicamento mucolítico que ajuda a reduzir a viscosidade do muco, facilitando a sua eliminação durante a tosse, ao tornar a expectoração mais fluída. O roflumilaste é um medicamento que ajuda a reduzir a inflamação nas vias aéreas, estando geralmente restrito aos casos mais graves.

Podem também ser utilizados medicamentos para aliviar a dispneia, por exemplo com morfina, geralmente (ou idealmente) com apoio de uma equipa especializada de Cuidados Paliativos.

A lista não fica por aqui, existindo outras opções.

Tratamento com Oxigénio

O Oxigénio pode ser necessário de modo a melhorar a oxigenação do sangue, sempre que estejam presentes alguns critérios bem definidos.

Pode ser utilizado de noite e durante umas horas do dia, ou mesmo durante o dia todo. Pode ser utilizado sozinho, ou juntamente com um ventilador de noite. Pode ser temporário ou definitivo.

Em casos seleccionados, pode ser utilizado quando a pessoa faz esforços ou deambula, através de um aparelho portátil.

Na maioria dos casos, este tratamento é apenas necessário em situações mais graves da doença.

Tratamento com um ventilador

Nos casos de insuficiência respiratória aguda ou crónica a ventilação não invasiva (VNI) pode ser usada para fornecer um suporte respiratório que permite melhorar a oxigenação do sangue e/ou eliminar o dióxido de carbono. Com isso, consegue-se amenizar a dispneia ou diminuir o esforço muscular durante a respiração.

Aqui, referimos principalmente o seu papel estabilizador na doença, nomedamente a nível da insuficiência respiratória crónica. Ao ser utilizado corretamente todas as noites, ajuda o seu corpo a eliminar o dióxido de carbono, a poupar os musculos respiratórios e a conseguir evitar as exacerbações.

inaladores
inaladores
oxigenio dpoc
oxigenio dpoc
bipap dpoc
bipap dpoc
Mudanças no estilo de vida

Parar de fumar é das intervenções mais importantes para diminuir a progressão da DPOC, dos sintomas ao risco de mortalidade. Os pacientes devem receber apoio e orientações farmacológicas para superar o vício e adotar estratégias que permitam evitar recaídas.

O exercício físico regular melhora a capacidade pulmonar, fortalece os músculos respiratórios e aumenta a resistência. O sedentarismo é um fator de risco para uma evolução mais negativa da doença.

Uma dieta equilibrada que permita manter um peso saudável é importante. Os doentes com DPOC não se querem obesos, mas também não devem ser extremamente magros.

A vacinação contra a gripe e pneumonia estão recomendadas para prevenir infecções respiratórias, que podem agravar os sintomas da DPOC. São ainda aconselhadas outras vacinas, em certos doentes, como as contra o virus do Herpes Zoster ou a tosse convulsa, sem esquecer a vacinação contra o Sars-CoV2.

Lidar com uma doença crónica como a DPOC pode ser emocionalmente desafiador. Apoio psicológico pode ser importante para aprender a gerir com a ansiedade provocada pelas limitações impostas pela doença.

parar de fumar
parar de fumar
A reabilitação respiratória

A reabilitação respiratória desempenha um papel fundamental no tratamento da DPOC, apesar da sua disponibilidade ainda estar muito abaixo do desejável.

Através de um programa abrangente que inclui exercícios físicos com objetivos especificos, treino dos músculos respiratórios ou suporte psicológico, entre outros, os doentes podem melhorar a sua capacidade pulmonar, reduzir a dispneia e aumentar a tolerância ao exercício.

Além disso, a reabilitação respiratória permite implementar e sedimentar a educação sobre a doença ou que o doente adquira estratégias para melhor gerir os seus sintomas.

reabilitaçao respiratoria
reabilitaçao respiratoria

Procure o médico certo para si

O BESTDOC.PT é o local certo para encontrar o Pneumologista ideal para si