Sintomas da DPOC

Tosse com ou sem Expectoração

Um dos primeiros sinais da DPOC é uma tosse crónica, incomodativa, muitas vezes acompanhada de produção excessiva de muco.

A tosse é uma resposta do corpo para tentar limpar as vias aéreas obstruídas e eliminar o muco acumulado.


tosse dpoc
tosse dpoc
Dispneia (falta de ar)

A dispneia é um sintoma característico da DPOC e ocorre devido à obstrução das vias aéreas e à perda de elasticidade dos pulmões, o que leva, mais cedo ou mais tarde, a queixas de falta de ar.

Inicialmente, a falta de ar pode ser observada durante atividades físicas mais intensas, a subir várias escadas ou planos mais inclinidos, mas à medida que a doença progride, a dispneia pode ocorrer até mesmo durante atividades leves ou em repouso.

dispneia dpoc
dispneia dpoc
Sibilância ou pieira

Muitos doentes com DPOC descrevem, principalmente nos momentos em que estão piores, um som parecido a um chiado, miado ou apito no peito, que denominamos como sibilância, especialmente durante a expiração.

Esta sibilância, ou pieira, é provocada pelo estreitamento das vias aéreas e pela dificuldade em expirar o ar para fora das estruturas brônquicas.

Sensação de aperto no peito

A obstrução das vias aéreas e a inflamação pulmonar podem causar no doente uma sensação de aperto ou desconforto no peito.

Isto pode ocorrer devido à dificuldade em expandir os pulmões adequadamente durante a respiração.

dor no peito dpoc
dor no peito dpoc

Sinais da DPOC

Alterações na qualidade de vida

Os sintomas da DPOC atrás referidos, juntamente com alguns dos seus sinais, podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes.

A falta de ar pode limitar a capacidade de participar de atividades diárias, dificultando até atividades básicas, como caminhar ou subir escadas. Pode mesmo deixar de conseguir tomar banho sozinho ou cortar a barba!

A tosse constante e a pieira no peito podem afetar o sono e o bem-estar emocional. Além disso, a dispneia pode levar à redução da participação social e à sensação de isolamento, com forte prejuizo da saúde mental.

Por isso, uma dificuldade cada vez maior em manter a sua qualidade de vida, ou mesmo dificuldade em realizar as suas atividades diárias básicas, quando aliada a pelo menos uma exposição, deve levar a uma ponderação sobre a presença (ou não) da DPOC.

dpoc qualidade de vida
dpoc qualidade de vida
Infeções Respiratórias frequentes

A obstrução das vias aéreas e a acumulação de muco tornam os pulmões mais suscetíveis a infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia.

Infecções frequentes podem ser um sinal de que algo se passa, para além de agravar os sintomas da DPOC.

pneumonia
pneumonia
Sinais de dificuldade respiratória

Nas fases mais avançadas da DPOC, os doentes podem usar de forma mais vigorosa os músculos do pescoço e do tórax para ajudar na respiração, uma vez que os músculos respiratórios principais estão sobrecarregados ou "cansados", devido ao esforço excessivo.

A frequência respiratória também poderá estar aumentada.

O valor da Saturação de Oxigénio pode estar mais baixo, principalmente com os esforços. Realçamos que, em doentes com DPOC, o valor alvo da Saturação é ligeiramente inferior, em comparação com o resto da população.

Cianose unhas e lábios

Unhas e/ou lábios com uma cor mais escura do que o normal podem indiciar um quadro de insuficiência respiratória aguda ou crónica.

cianose dpoc
cianose dpoc

Procure o médico certo para si

O BESTDOC.PT é o local certo para encontrar o Pneumologista ideal para si